+5593 3527-1230 (Fixo/Oi)   +5593 99131-7677 (Mobile/Vivo)   +5593 98412-9043 (Mobile/Claro)

As lendas, de uma forma ou de outra, contribuem em muito na formação de um povo, sua cultura e sua vida social. Os povos da Amazônia vivem sua rica cultura no seu dia a dia, bem como em suas celebrações.

Na vila de Alter do chão, o Festival Borarí (em julho) e o Sairé (em Setembro) são dois exemplos dos aspectos culturais manifestados festivamente e com todo o esplendor, magia e imaginação extraídas das maravilhosas lendas que cercam esta cultura.

Vamos neste artigo nos ater às Lendas, deixando as festividades para um próximo encontro, pois não há pouco o que se falar e mostrar sobre ambas.

Das diversas lendas passadas de uma geração para a outra, na região como um todo, as principais são:

O Boto

boto-lendaO BOTO, mito Amazônico do Delfim maior do rio, que seduz as moças ribeirinhas. É encantado e nas primeiras horas da noite (há quem diga à meia-noite) se transforma em gente. Anda em cima dos paus das beiradas, de preferência sobre os buritizeiros tombados nas margens. Veste sempre roupa branca e aparece nas festas onde procura dançar com as moças mais jovens e mais bonitas. Sai com as mesmas para passear e estas ficam sempre grávidas, razão porque é tido por pai das crianças de paternidade desconhecida, havendo mesmo o depoimento sincero das mães que o apontam como responsável. Antes da madrugada pula na água e volta à forma primitiva. O boto-homem tem um orifício no alto da cabeça, razão porque aparece de chapéu, ocultando, além de um forte cheiro de peixe, hálito de maresia. Sedutor e fecundador obcecado, o boto sente o odor feminino a grandes distâncias, virando as canoas em que viajam mulheres que "não estejam conformes" (menstruadas), pois o boto não gosta. Isto ocorre sempre à noite, e para evitar o boto, esfrega-se alho na canoa, nas portas e nos lugares que ele gosta de parar.

Vídeos: O Boto, juro que vi e Boto cor de rosa.

Compartilhe
comments

Login de Usuários

Somente login de usuários pré cadastrados. Criação de novas contas desabilitada.

Qualquer problema, por favor entre em contato com o WebMaster na opção de contato do menu principal.