Blog

AS LENDAS

As lendas, de uma forma ou de outra, contribuem em muito na formação de um povo, sua cultura e sua vida social. Os povos da Amazônia vivem sua rica cultura no seu dia a dia, bem como em suas celebrações. Na vila de Alter do chão, o Festival Borarí (em julho) e o Sairé (em Setembro) são dois exemplos dos aspectos culturais manifestados festivamente e com todo o esplendor, magia e imaginação extraídas das maravilhosas lendas que cercam esta cultura.
Leia maisAS LENDAS

O ARTESANATO

O ARTESANATO típico de Santarém é um dos ícones da identidade cultural do Pará, as cuias pintadas de Santarém passaram do anonimato a patrimônio cultural do Pará. Bonitas e coloridas, são feitas geralmente por mulheres. A participação dos homens acontece principalmente no processo de retirada do miolo do fruto.
Leia maisO ARTESANATO

OS BORARÍS

BORARI é o povo indígena que habita as margens dos rios Tapajós e Maró-Arapiuns no oeste do estado do Pará. Depois da Missão de Nossa Senhora da Saúde pelo Padre Jesuíta Manuel Ferreira em 1738, o povo ficou dividido e consequentemente enfraquecido, pois passaram a habitar duas localidades. Uma delas no lugar onde hoje se encontra a Vila de Alter-do-chão, distrito do município de Santarém e a outra parte migrou para as margens do rio Maró-Arapiuns.
Leia maisOS BORARÍS